MEI: Como pagar impostos em atraso?

Uma das obrigações do microempreendedor individual é pagar o imposto, que deve contribuir para o ISS, pagando a taxa mensal para manter seu CNPJ MEI ativo.

Mas, as vezes isso não é possível. pode acontecer um atraso no pagamento por vários motivos. Quando isso acontece, o que fazer?

Como pagar o DAS em atraso?

A única guia mensal de recolhimento de imposto que o MEI Microempreendedor Individual) precisa pagar é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).  Com valor fixo de aproximadamente R$ 50,00 e consiste em 5% do valor do salário mínimo como contribuição de INSS + imposto de serviço ISS ou comércio ICMS.

DAS MEI vcence sempre no dia 20 de cada mês e o pagamento do imposto sempre é feito no mês seguinte ao mês de referência. Exemplo: o DAS do mês de março tem como data de vencimento 20 de abril.

Caso você não efetue o pagamento dentro do prazo, será necessário emitir uma nova guia para recolhimento em atraso e da mesma forma. Para recolher o imposto em atraso, terá de fazer via internet.

Multa pelo atraso:

 Será cobrado multa e juros, mesmo que o atraso seja de apenas um dia.

O valor da multa é de 0,33%  por dia de atraso, limitada a 20% no total.

Se o atraso for de 60 dias ou mais, terá um valor fixo de 20% de multa.

Os juros pelo atraso são calculados com base na Taxa Selic (inflação) pelo governo, que é usada para títulos federais, sendo acumulados mensalmente.

O imposto MEI em atraso tem cálculo automático, (o MEI não precisa se preocupar em calcular nada).

Lembre-se pagando o MEI em dia você tem direito a:

Aposentadoria por invalidez ou por idade.

Auxílio-doença

Salário-maternidade

Então para outras vantagens, mantenha seu MEI em dia, pagando a mensalidade sempre no dia 20 de cada mês.

 

0

Start typing and press Enter to search

Comunicado

Comunicamos aos nossos clientes e parceiros que a partir de Agosto de 2020 o atendimento presencial em Jundiaí se dará no seu novo endereço:

Rua Tenente Ary Aps, 199, Vianelo CEP 13.207-110.

 

Em virtude do COVID-19 e em respeito aos normativos das autoridades, estamos seguindo os protocolos sanitários, sendo obrigatório o uso de máscaras em nosso estabelecimento.

 

Equipe Vitiello Contábil (Consultec/Independência)