INSS tem prazo de 45 dias para concessão de benefícios em atraso

Na matéria de hoje vamos falar sobre os benefícios que estão em análise pelo INSS, o instituto terá 45 dias para analisar os benefícios.

Continue conosco e fique por dentro do assunto.

O INSS vai pagar os benefícios em análise, mas em relação àqueles benefícios  por incapacidade pode ser um ponto negativo para as empresas.

Benefícios da previdência 

Todo segurado sabe da dificuldade para ser concedido em algum benefício do INSS, o prazo para a concessão de benefícios é de 45 dias, porém esse prazo nem sempre é cumprido, principalmente se for benefício por incapacidade.

Quando este prazo de 45 dias é ultrapassado o segurado pode tomar uma providência para que seu benefício seja concedido de forma mais rápida.

Este direito está previsto na constituição federal e nas normas previdenciárias.

Benefícios em análise 

O INSS vai começar a pagar os benefícios por incapacidade que estão em análise, isto vai ocorrer porque no período da pandemia o INSS antecipou um salário mínimo, porém, agora será necessário pagar a diferença para o segurado que teria direito de receber mais.

É importante lembrar que se o afastamento teve alguma relação com o trabalho o segurado terá mais direitos, neste caso é necessário que o trabalhador faça o pedido de complementação do pagamento.

Aposentadoria por tempo de contribuição, por idade, ou aposentadoria do professor.

Esta análise é um pouco mais complicada, principalmente quando se trata de pessoas com deficiência, pois, nestes casos é necessário fazer a perícia do INSS e com assistência social.

O INSS criou uma fila nacional para analisar estes processos, em todo caso é um processo demorado o que aconselhamos é registrar uma reclamação na ouvidoria do INSS.

Por Laís Oliveira 

0

Start typing and press Enter to search

Comunicado

Comunicamos aos nossos clientes e parceiros que a partir de Agosto de 2020 o atendimento presencial em Jundiaí se dará no seu novo endereço:

Rua Tenente Ary Aps, 199, Vianelo CEP 13.207-110.

 

Em virtude do COVID-19 e em respeito aos normativos das autoridades, estamos seguindo os protocolos sanitários, sendo obrigatório o uso de máscaras em nosso estabelecimento.

 

Equipe Vitiello Contábil (Consultec/Independência)