Governo Federal avalia utilização de serviços digitais pelos cidadãos

Secretaria de Governo Digital lançou chamada geral de voluntários para realizar testes dos serviços pela população

A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME) inovou para descobrir eventuais barreiras enfrentadas no acesso aos serviços públicos pelos usuários: lançou uma chamada geral de voluntários para aplicar testes presenciais com o cidadão. Neste primeiro momento, estão sendo avaliados o portal gov.br e o eSocial. Na sequência, será a vez da carteira digital de trânsito.

A avaliação ocorre presencialmente em Brasília e por videoconferência para os usuários das demais unidades federativas. É uma interação por um período de meia hora, em média. Junto a um especialista da Secretaria de Governo Digital, os usuários vão apontando facilidades e dificuldades que porventura encontram na utilização dos serviços. Eventuais correções no sistema ocorrem de imediato. Para participar, basta acessar o e-mail: atendimento@portal.gov.br.

No caso do eSocial, como é conhecido o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas e que está em fase de testes até sexta-feira (6/3), há novidades como tutoriais para facilitar a vida do empregador. O eSocial é um sistema que visa unificar o envio de informações pelos empregadores com relação a empregados domésticos, jardineiros, caseiros, cuidadores de idosos, por exemplo.

“Os tutoriais simplificaram a compreensão do sistema”, afirma José Dirceu Galão Júnior, 46 anos, servidor público que atua na Câmara dos Deputados e aproveitou os testes com o eSocial para deixar sugestões, como a personalização pelo tipo de empregador (se é pessoa física ou jurídica). “Enxergo esta iniciativa como uma melhoria que deve ser constante. Se for comparar com o eSocial como era antes, a gente tinha de preencher formulário, lançar no sistema, aguardar guias de recolhimento, era toda aquela papelada. Diante disso, o serviço avançou muito”, completou.

Digitalização de 100% de serviços

Os testes focam nas barreiras que podem ocorrer desde o acesso online junto com a realização de pedido pelo usuário até o acompanhamento da demanda chegando a solução. Hoje, 54% dos serviços do governo federal são totalmente digitais – 1.836 ao todo. Até 2022, a meta é a transformação digital de 100% dos serviços públicos. Alguns que são muito utilizados pela população já são obtidos em algumas horas, sem sair de casa, no computador ou celular. É o caso da carteira de trabalho e do certificado internacional de vacinação e profilaxia.

Na Secretaria de Governo Digital, órgão central dessa transformação empreendida pelo governo federal, há uma área específica para monitorar e testar o que cidadão mais demanda: o Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos. Desde janeiro do ano passado, 1,8 mil usuários já participaram das pesquisas aplicadas, principalmente antes da entrega de serviços digitais, como ocorreu com a carteira de trabalho. São priorizados os serviços que impactam massivamente a população.

“Queremos engajar mais pessoas nos testes e avaliar ainda mais rápido as dificuldades para solucionar demandas dos usuários. O serviço público digital não pode ser um caminho de sacrifícios para o cidadão”, reforça o diretor do Departamento, Joelson Vellozo Júnior.

A partir dos testes, os órgãos do governo federal são estimulados a traçar planos de melhoria contínua. Um dos casos de mudanças ocorridas pós testes dos usuários foi do próprio eSocial. O sistema passou por uma etapa de simplificação e passa por nova avaliação entre os usuários.

Por Ministério da Economia

0

Start typing and press Enter to search

Comunicado

Comunicamos aos nossos clientes e parceiros que a partir de Agosto de 2020 o atendimento presencial em Jundiaí se dará no seu novo endereço:

Rua Tenente Ary Aps, 199, Vianelo CEP 13.207-110.

 

Em virtude do COVID-19 e em respeito aos normativos das autoridades, estamos seguindo os protocolos sanitários, sendo obrigatório o uso de máscaras em nosso estabelecimento.

 

Equipe Vitiello Contábil (Consultec/Independência)