Coaching: Como cuidar da saúde mental na quarentena?

A pandemia de coronavírus mudou bastante a vida das pessoas em todo o mundo. Uma das principais preocupações com o bem-estar é em relação aos cuidados com a saúde mental.

A adaptação de uma rotina corrida para um período de isolamento social forçado pela gravidade da doença não é nada fácil.

Com essa mudança brusca na rotina diária, é complicado acalmar a nossa mente e se acostumar com o distanciamento de nossos familiares, amigos e colegas de trabalho.

Durante a quarentena, a saúde mental virou um dos principais temas buscados na web, o Google Trends aponta que em junho deste ano, a busca pelo tema aumentou 61% em relação com o mesmo mês do ano anterior.

Está todo mundo querer como cuidar da saúde mental em tempo de quarentena.

Para lhe ajudar a manter a mente sã, trouxemos diversas dicas de coaching.

Se você ainda não sabe o que é coaching, calma que vamos explicar como ele pode lhe ajudar a manter a sua saúde mental em dia.

Confira as nossas dicas abaixo:

Anote seu dia a dia em um diário

O cuidado com a saúde mental começa por entender as origens do que está afetando a sua mente.

E uma maneira simples de fazer isto é ter um diário.

Anote as suas reações do dia a dia em um caderno para que você consegue entender o que lhe prejudica no isolamento social.

Dessa maneira, você pode focar em suas prioridades e encontrar as formas certas de superar qualquer problema durante a quarentena.

Esse é um bom exercício para que você aprenda a lidar com as suas emoções e possa ter força para enfrentá-las quando preciso.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Crie uma rotina de afazeres

Uma das principais mudanças com a quarentena é a diminuição da correria do dia a dia.

Se antes você não tinha tempo, agora você tem tempo de sobra e isso pode ser um problema para a sua saúde mental.

Então, a nossa dica é que você crie uma rotina de afazeres para manter a sua mente e o seu corpo ativo.

Assim, você terá uma rotina definida para seguir diariamente e poderá realizar atividades que antes você não fazia porque não tinha tempo como um hobby ou o conserto de algum equipamento, por exemplo.

Faça um mural da gratidão

O que te faz continuar? O que te mantém feliz? É importante saber disso, principalmente, em tempos de quarentena.

E a melhor maneira de estar sempre se lembrando de bons momentos e dos motivos que te fazem seguir em frente é criar um mural da gratidão.

Você pode utilizar uma porta ou mesmo uma parede lisa para fazer isto.

Pegue caneta e post-its para anotar todas as coisas pela qual você se sente grato.

Também é possível fazer isto utilizando um pote ou uma caixa.

O mais importante é que o seu mural, pote ou caixa da gratidão esteja visível e sempre a mão.

Assim, já ao começar o dia, você poderá se lembrar do que você é grato.

Gostou das dicas de coaching? Bom, se você quiser saber mais sobre esta metodologia, procure por uma Formação em Coaching para aprender tudo sobre o assunto e transformar a sua vida para melhor.

Fonte: Jornal Contábil.

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