Combate a fake news pode se complicar com criptografias de apps, aponta diretor da BBC

O diretor Jamie Angus estará em São Paulo nesta terça-feira (12) para tratar tratar sobre o assunto em seminário

O diretor do BBC World Service Group, Jamie Angus, alertou que a criptografia de aplicativos como a do WhatsApp pode complicar o combate à disseminação de fake news nas redes sociais. A declaração foi feita após Mark Zuckerberg, dono do Facebook, dizer que vai priorizar mensagens e criptografia por plataformas próprias como o WhatsApp e o Messenger.

O diretor Jamie Angus estará em São Paulo nesta terça-feira (12) para debater o combate às notícias falsas no seminário Beyond Fake News, um projeto global da rede britânica. Segundo ele, os aplicativos de mensagens nunca foram projetados para publicar notícias. Acontece que as pessoas produzem notícias falsas que podem ir para milhões de usuários sem que ninguém do mundo externo sequer perceba que elas são fake.

De acordo com Angus, o que preocupa em relação aos aplicativos de conversas, é que as conversas são privadas. Na avaliação dele, isso faz que as pessoas não saibam de fato o que acontece na realidade, a não ser que o fato esteja diante de seus olhos, o que acaba se tornando um grande problema para os veículos jornalísticos.

As inscrições para o seminário estão esgotadas, mas ele será transmitido pelo canal de YouTube da BBC News Brasil a partir das 8h de terça-feira (12).

Por Juliana Gonçalves / Agência do Rádio Mais

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar