Pedido de Aposentadoria: 7 Motivos para o INSS negar o seu.

A aposentadoria é um afastamento remunerado para trabalhadores que já não tem a mesma capacidade física para exercer as mesmas funções de antes, para o cidadão ser aprovado pelo INSS ele precisa cumprir uma serie de requisitos estabelecidos pelo INSS, por isso é importante procurar ajuda de um profissional para você entender todos os detalhes e não correr o risco de ter a aposentadoria  negada por falta de documentação.

Hoje vamos falar por quais motivo o INSS nega pedido de aposentadoria.

O QUE DEVO FAZER QUANDO O MEU BENEFICIO FOR NEGADO?

Se seu pedido foi indeferido não significa que você deverá desistir da sua aposentadoria, pelo contrario se você tem certeza do seu Direito a melhor opção é procurar ajuda de um advogado, para listar toda documentação e refazer seu cálculo.

Nesta matéria vamos listar 7 motivos para sua aposentadoria ser negada.

Falta de tempo de contribuição no dia do pedido de aposentadoria

Sempre falamos que a ajuda de um especialista nesse momento é essencial, pois o calculo do tempo de contribuição é bem complexo de realizar, inclusive até o INSS pode falhar em registar alguns períodos.

Portanto se você não sabe ao certo ou caso tenha certeza que seu tempo de contribuição não é o suficiente para ser aprovado, procure um especialista na área.

Falta de recolhimento de atividade especial

Caso você tenha trabalhado 25 anos em atividade com exposição à insalubridade, você poderá se aposentar mais cedo do que o tempo previsto na aposentadoria comum, a aposentadoria especial geralmente é um dos custos mais altos aos cofres da previdência, portanto o beneficio costuma ser negado com facilidade.

É importante que você esteja com o LTCAT (Laudo técnico das condições do Ambiente de trabalho) este documento é destinado para demonstrar as condições ambientais de trabalho do colaborador durante o período da empresa, a fim de determinar se o trabalhador terá direito a pensão especial, importante também ter todas as provas possíveis caso seja necessário fazer o pedido judicialmente.

Falta de reconhecimento de atividade rural ou de pesca

Provavelmente seu pedido será negado por falta de reconhecimento do tempo de trabalho no campo ou na pesca, neste caso o melhor a fazer é procurar por um especialista para você se informar de quais documentações será necessária para comprovar sua atividade.

Inconsistências de dados no CNIS

O CNIS é o cadastro Nacional de informações Sociais, este é o documento que lista períodos ,valores e contribuições feitos durante sua vida de trabalho, caso esses períodos não constem nesse documento ,o seu pedido será negado , para resolver esse problema é preciso que você faça um agendamento no INSS para pedir a revisão dos documentos ,é importante levar até agência algo que comprove o seu tempo de trabalho que não foi registrado no documento.

Falta de recolhimento de contribuição por parte da empresa

Se você trabalhou em uma empresa e essa empresa não tenha cumprido com as obrigações devidas de contribuições ao INSS, provavelmente sua aposentadoria será negada.

Neste caso basta você comprovar que trabalhou na empresa, através da carteira de trabalho, mesmo que a empresa não tenha assinado a sua carteira, é possível comprovar de outras maneiras. Ex: testemunhas

Rasura na documentação ou carteira de trabalho que baseia o pedido de aposentadoria

Confira se os dados registrados na sua carteira de trabalho estão claro, se as datas de admissão ou demissão não estiver nítidas/ilegíveis, o cálculo poderá ser diferente daquele que você realmente possui e poderá constar tempo de contribuição insuficiente para se aposentar.

Falta de contribuição de autônomo ou empresário

Autônomo ou empresário que deixar de fazer contribuições ao INSS irá impedir sua aposentadoria, é preciso estar atento para obter uma aposentadoria de empresário vantajosa, pois ela possui peculiaridades em relação a outras profissões.

Concluindo, a melhor forma para que sua aposentadoria não seja negada é realizar um bom planejamento com um profissional qualificado, só assim você saberá e terá confiança no tempo de possui, valores que você tem direito a receber e qual aposentadoria será mais vantajoso para seu caso.

Lembrando que caso você não tenha condições é de extrema importância entender que o INSS irá fornecer apenas dados que ele possui disponíveis em seu banco de dados. O dever de provar é do próprio contribuinte.

Fonte: Jornal Contábil .

0

Start typing and press Enter to search

Comunicado

Comunicamos aos nossos clientes e parceiros que a partir de Agosto de 2020 o atendimento presencial em Jundiaí se dará no seu novo endereço:

Rua Tenente Ary Aps, 199, Vianelo CEP 13.207-110.

 

Em virtude do COVID-19 e em respeito aos normativos das autoridades, estamos seguindo os protocolos sanitários, sendo obrigatório o uso de máscaras em nosso estabelecimento.

 

Equipe Vitiello Contábil (Consultec/Independência)