Entenda a importância do certificado digital

Para abrir sua empresa e começar a emitir suas notas fiscais, uma das coisas fundamentais é o uso do certificado digital, ele é quem vai autorizar alguns processos dentro de sua empresa.

O certificado ele tem a função de validar e confirmar documentos como sua nota fiscal para o fisco, em outras palavras, ele garante a autenticidade das operações realizadas pela empresa no meio digital.

É como se fosse emitir um contrato e alguém precisa colocar a sua confirmação que foi escrito e o documento está válido e dentro da lei, a função do certificado digital é inserir uma assinatura eletrônica da sua empresa, nas suas notas fiscais.

Ele é uma mistura de letras e números que dificultam ainda mais a fraude do documento que fica no nome da sua empresa, assim fazendo do certificado digital um arquivo mais seguro ainda para ser usado.

Para se ter uma assinatura digital não é necessário ter uma empresa grande, muito pelo contrário, empresas que são de pequeno porte também podem aproveitar e usar o certificado digital como MEI (Microempreendedor individual).

Tendo o certificado da sua empresa em mãos ele não serve apenas para envio de sua nota fiscal, acima de tudo, ele serve também para acessar o e-CAC, e também acesso a conectividade social da CEF (Caixa Econômica Federal).

Quais tipos de certificado existem?

Eu já te expliquei que o certificado digital é muito importante para sua empresa agora vamos decidir qual é o melhor para sua empresa.

Basicamente existem dois tipos de certificado digital o A1 e o A3.

O certificado A1 ele é um arquivo que fica armazenado em sua máquina, além disso é ideal para empresas que precisam usar em 2 computadores para emissão das notas fiscais.

O preço dele é um pouco mais elevado do que o certificado A3 e sua validade é de 1 ano.

Já o certificado A3 ele é um cartão ou pen-drive e pode ser usado em qualquer computador com validade de um a três anos.

Para ajuda a escolher melhor é bom verificar com um profissional da área de certificados ele vai saber qual o melhor para sua empresa.

Emissão de notas com certificado digital.

Quando já se tem o certificado digital em mãos o segundo passo a se fazer é dar início a emissão da sua nota fiscal.

Com o certificado você pode emitir notas tanto de serviço como notas de produtos que o seu certificado digital consegue assinar e autorizar os documentos normalmente.

Dentre as notas de produto, são quatro tipos de notas principais que podem ser emitidas com a assinatura digital.

Normal

Essa é uma nota de venda e também uma nota com a finalidade de remessa e pode ser sim emitida através de um sistema de emissão, assinada por um certificado digital.

Complementar

A nota complementar é uma nota que você complementa algo que faltou na sua nota fiscal, seja valores como ICMS, desconto, etc, depende muito do seu caso, mas também pode ser autorizada através do certificado.

Ajuste

A nota que é feita para ajustar algum item com valor que foi feito também na nota principal e ficou de maneira incorreta.

Devolução

A devolução tem como objetivo anular as operações de compra ou venda inclusive referente aos impostos que estão no documento, e também pode ser assinada por um certificado digital.

Todas as finalidades citadas acima pode ser autorizadas com um certificado digital, viu como ele é importante para sua empresa?

O sistema FreeNFe permite você a emitir todos os modelos de nota acima e também comporta o tipo de certificado A1 e também o A3 facilitando ainda mais sua escolha

Venha nos conhecer e emitir sua nota de maneira simplificada! Um abraço.

Fonte: FreeNFe

0

Start typing and press Enter to search

Comunicado

Comunicamos aos nossos clientes e parceiros que a partir de Agosto de 2020 o atendimento presencial em Jundiaí se dará no seu novo endereço:

Rua Tenente Ary Aps, 199, Vianelo CEP 13.207-110.

 

Em virtude do COVID-19 e em respeito aos normativos das autoridades, estamos seguindo os protocolos sanitários, sendo obrigatório o uso de máscaras em nosso estabelecimento.

 

Equipe Vitiello Contábil (Consultec/Independência)