Conheça as principais tendências do varejo até 2025

Conheça as principais tendências do varejo até 2025Tecnologia é a palavra que vai guiar o varejo nos próximos seis anos. Fato é que várias novidades irão impactar a forma que os consumidores compram seus produtos e as estratégias das empresas para oferecerem uma melhor experiência de compra ao cliente. Por isso, fique de olho nas as tendências do varejo até 2025!

As empresas precisam estar atentas às alterações do mercado e pensar nas evoluções do setor ao longo dos anos. Pensando nisso, preparamos o post de hoje para apresentarmos as principais tendências do varejo até 2025. Acompanhe!

Internet das coisas

A Internet das Coisas (IoT) está cada vez mais próxima dos consumidores. Ela é uma extensão da nossa Internet. Até 2025, os objetos do nosso dia a dia estarão mais conectados à ela e se comunicarão mutuamente. A despensa da cozinha irá se tornar ativa ao ver o que está faltando e comprar os produtos necessários para a reposição do estoque. A IoT possibilita um fluxo de informações constantes e operações mais inteligentes e eficientes para as empresas.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) busca facilitar a vida dos varejistas e dos consumidores, estreitando a relação deles. Os chatbots são excelentes exemplos do uso da IA no varejo. Eles são alimentados com as perguntas e respostas mais comuns do e-commerce e oferecem um atendimento ao cliente com uma interação humanizada.

Omnichannel

Omnichannel significa algo próximo de “todos os canais”. O consumidor moderno antes de tudo quer ser reconhecido e bem tratado pelo varejista, que por sua vez precisa correr atrás das informações de compra e hábitos de consumo para oferecer uma experiência exclusiva ao consumidor.

A integração entre os canais pode ocorrer através da loja física, e-commerce, SAC, Instagram, Facebook, Twitter e e-mail. Por meio da estratégia omnichannel, o consumidor pode estar dentro da loja física, encontrar um produto através do aplicativo da marca, fazer o pedido com um dos vendedores e escolher recebe-lo em casa.

Blockchain

A blockchain, ou cadeia de blocos, em português, é uma tecnologia que está transformando o setor varejista. Ela permite a validação e autenticação de documentos, simplifica o dia a dia do atendimento ao cliente, dispensa intermediários nas transações e garante agilidade na compra.

Através das informações dos produtos nas redes compartilhadas, a blockchain também inibe a falsificação dos produtos. Ela é como se fosse um imenso livro contábil que funciona com blocos encadeados e seguros que vão registrando diversos tipos de transações.

Smartphones

Os smartphones já estão bem presentes no futuro do varejo. Eles permitem aos consumidores viverem diversas experiências de compras personalizadas. Por isso, os varejistas precisam otimizar a usabilidade dos seus sites e aplicativos. E também é preciso pensar em conteúdo direcionado aos interessem do cliente. Além de uma ferramenta de pagamento, o smartphone ainda oferece a comparação e recomendação dos produtos.

Wearables e realidade aumentada

A conveniência vai fazer parte de cada vez mais consumidores no varejo até 2025. Existem aplicativos que promovem uma experiência do consumidor diferenciada no provador das lojas. Já falamos do Espelho Inteligente aqui. O consumidor tem uma experiência virtual e eficiente através da realidade aumentado e dos wearables, ou “tecnologias vestíveis”.

Cadeia de abastecimento

Os concorrentes devem trabalhar em conjunto para alcançar os resultados esperados. Com as mudanças no varejo é preciso cada vez mais criar parcerias comerciais de confiança. Elas reduzem significativamente o custo da cadeia de abastecimento. Você e seus concorrentes podem se unir para compartilhar transporte, eliminando as milhas do caminhão e reduzindo assim custos de transporte.

Consumidores

O varejo até 2025 estará ainda mais preocupado com a experiência de compra dos consumidores. E eles estarão ainda mais conectados. Eles querem que as compras sejam cada vez mais personalizadas e que os varejistas ofereçam uma variedade de experiências tecnológicas e interativas. Feito isso, tudo o que você precisa para o sucesso nos negócios é alcançar a fidelidade desses consumidores.

É preciso inovar com as tendências do varejo até 2025. Com a Internet se tornou possível oferecer produtos personalizados para personas diferentes. Os varejistas que querem se manter competitivos no mercado devem saber potencializar o uso da loja física e alinha-la ao universo de possibilidades do online.

Sua loja está pronta para as mudanças que estão acontecendo e para as tendências do varejo até 2025? Quais delas você já está mais familiarizado? Há outra tendência que você enxerga e não mencionamos no artigo de hoje? Não se esqueça de deixar suas dúvida ou sugestões nos comentários abaixo. E compartilhe este conteúdo com seus colegas que também se interessam pelo assunto. Até o próximo artigo!

Fonte:  Blog PDVend.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar